sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pecados alimentares natalícios


Olá meninas, espero que estejam bem. Como prometido, hoje volto com mais um posto sobre as perdições do Natal e o que fazer para poder comer tudo sem nos assustarmos quando formos à balança.
Como sabemos, é impossivel resistir a alguns doces de Natal. E por isso, eu venho dar uma ajudinha nisto. O meu conselho é escolher apenas um destes pecados nutricionais por dia, que vai poupar muitos quilos na balança, vamos lá ao que interessa. 


1. Broas


Fazem parte dos costumes da tradição culinária na mesa de Natal. É importante lembrar que este tipo de alimento contém uma mistura que alimenta o pneu da cintura: farinha, açúcar, gordura, geralmente em excesso. 


2. Chocolates





Já sabemos que o chocolate é usado e abusado durante todo o ano, mas no Natal abusasse muito mais. Por mais de 50% da sua composição ser açúcar,  as calorias são muitas. Sabem aquelas figurinhas do Pai Natal em chocolate para enfeitar a árvore? Por serem ocas, constituem uma boa alternativa em vez daquelas pastas de chocolate com caramelo dentro, coisa mais boa. Sempre satisfaz a vontade e engana o estômago.
  







3. Enchidos e queijos

Os enchidos que as mesas de Natal apresentam, contêm grandes gorduras. Dando um exemplo, o presunto é deixa de ser tão "mau" se tirarmos a gordura visível. É sempre melhor acompanhá-lo de melão à entrada do que entre duas fatias de pão. Quanto as queijos, os frescos e magros são os que menos gordura têm. Queijo é uma perdição para mim.




4. Fritos de Natal

Quem resiste às filhoses e rabanadas? A tentação dos fritos de Natal é tão difícil de controlar, mesmo quando temos a consciência que são feitas em muito açúcar e excesso de gordura. Eu sei que esta dica não vai servir para muita gente, mas se estiverem muito dispostas a manter a linha, talvez vejam esta sugestão com outros olhos: vamos lá experimentar mudar as receitas tradicionais: reduzir o açúcar, utilizar apenas farinhas integrais, usar leio magro e usar mais canela do que açúcar. Para fritar, os óleos de origem vegetal são considerados os melhores, uma vez que aguentam altas temperaturas sem destruir aquilo que estamos a cozinhar, palavras da minha mãe.






5. Doces


Foge do tronco de Natal, arroz doce e pudim de ovos. Se, ainda com muito esforço não o conseguires fazer, faz uso destes pratos como snacks e não como  sobremesas, preferindo as mais saudáveis, como gelatina ou a salada de frutas.
Eu sei o que estão a pensar "Natal sem doces não é Natal", mas vá la meninas, não estou a dizer para se fazer isto tudo este Natal, mas pelo menos tentar já é uma grande ajuda para entrarmos em 2015 lights ^^.






                Acham possível fazer isto tudo? Vamos lá ser fortes juntas.
                                Eu volto domingo, beijinho**

4 comentários:

  1. Não sou muito fã de doces de natal e assim mas os chocolates e o pão de ló tem que haver sempre :b

    ResponderEliminar
  2. Ai eu não consigo resistir a nada ahah
    Estou a seguir o blog :D
    Beijinho, Márcia*

    http://inthemoonlightshadow.blogspot.pt/

    ResponderEliminar